quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Instalando o Mandriva Linux 2008.1 no Positivo Mobo



A moda agora são os Netbooks, e eu não estou fora dessa, tenho um Netbook Mobo, da Positivo.
O Mobo vem com Windows XP instalado! Isso mesmo, um absurdo! Assim que coloquei as mãos no meu, tive certeza que isso não permaneceria assim!

Então decidi instalar o Mandriva Linux nele.

Vamos aos passos?

Primeiro, você precisa criar um Pendrive com o Mandriva One, como eu explico aqui.

Na tela de boot você precisa apertar F3 e escolher a resolução de tela 640 x 480, mas não esquente, isso é temporário.

Agora que o Mandriva Carregou, vamos fazer algumas alterações.
Recomendo liberar um pouco de espaço na instalação, portanto, acesse o Centro de Controle do Mandriva (Configure seu Computador). Depois acesse "Instalar & Remover Software", lá ele vai te perguntar se deseja adicionar alguma mídia, responda que "Não".
Vamos remover alguns pacotes não importantes nesse momento:
Escreva no campo de pesquisa a palavra "Office", procure pelos pacotes do OpenOffice e desmarque os quadros selecionados. (Você pode instalar depois, isso é apenas para liberar espaço para a instalação)
Você pode também procurar no menu em lista que fica à esquerda, a aba "Sistema" e depois "Internacionalização", lá você pode excluir o suporte aos outros idiomas, deixando apenas o PT-br.
Procure também por "Nvidia" e remova tudo que aparecer, assim como "fglrx", que são os drivers proprietários da ATI e NVIDIA e você não vai precisar.

Agora clique no ícone Live Install, no seu Desktop.
Siga o procedimento de instalação normalmente.
Na hora de particionar, NÃO CRIE UMA PARTIÇÃO SWAP. Ela faz muitos acessos ao disco e isso pode prejudicar o SSD.
Agora você instalou o MandrivaOne no seu mobo, reinicie o PC.

Vá até http://easyurpmi.zarb.org/ e selecione sua versão (2008.1 e i586), depois adicione as midias oficiais e PLF, clique sobre o botão e quando abrir, selecione "abrir com" em vez de salvar.

Agora que você já tem as mídias instaladas, vamos instalar o driver de vídeo:

Baixe o driver em aqui.
Substituindo o driver da VIA pelo que baixamos:
Acesse o terminal como root;
Proceda assim:
# cp via_drv.so /usr/lib/xorg/modules/drivers

Você precisa alterar seu Xorg.conf agora, como root chame o navegador de arquivos (Konqueror, Naltilus, etc).
Navegue até: /etc/X11 e abra o xorg.conf com seu editor preferido.

Identifique a parte que trata do seu Driver de Vídeo, normalmente ele começa assim:

Section "Device"
Identifier "device1"
VendorName
Driver "vesa"
Option "DPMS"
EndSection

Você substituirá esse pedaço entre Section "Device" até EndSection com esse:

Section "Device"
Identifier "device1"
VendorName "VIA"
Driver "via"
Option "UseFBDev" "true"
Option "FnHotKey" "LCD, CRT"
Option "DisplayHardwareLayout" "TTLLCD"
EndSection

Agora já pode reiniciar o computador, quando ele iniciar novamente, você pode selecionar outras resoluções para seu Mobo, eu uso 1024x600.

Configurando a rede Wireless:
Baixe o arquivo: Driver Wireless.
Descompacte eu uma pasta qualquer;
Clique com o botão direito sobre o ícone de rede do Mandriva, próximo ao relógio, depois selecione "Configurar rede", selecione Wireless, Informe que vai usar um driver do Windows via Ndiswrapper, naveque até a pasta que você descompactou o driver e escolha o arquivo .inf dentro da pasta win98.
Confirme tudo e reinicie o computador!
Pronto, seu mobo já tem Wireless funcionando no Mandriva Linux.

3 comentários:

  1. Eu vou amadurecer a instalação, to com problema com o leitor de cartões, que precisa de driver e só funciona em kernel antigo, 2.6.22. Assim que resolver tudinho, faço um how-to final :-)

    ResponderExcluir
  2. muito bom, realmente.

    era o que eu precisava para o meu recém adquirido mobo :D.

    este mandriva é quase perfeito. alterações muito simples com resultados imppressionantes.

    valeu o post.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, tem como configurar o modem MD300 SonyEricsson e o ZTE MF100 (ambos rodando internet 3G da Vivo) nele? Se puder me dar estas dicas, é meu presente de natal, já que me livrei do XP para sempre! Grande abraço!

    ResponderExcluir